A Juíza Dra. Natália Modesto Torres de Paiva, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (Comarca de Santa Cruz/RN), concedeu liminar suspendendo a divulgação de uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Data Census no município de Coronel Ezequiel, na região Trairi do Rio Grande do Norte. A pesquisa, que foi conduzida nos dias 15 e 16 de julho e divulgada pelo Blog do Wallace em 21 de julho, está temporariamente proibida de ser compartilhada.
A ação foi movida pelo diretório municipal do Partido Liberal (PL), que alegou que a pesquisa apresentava direcionamento das regiões pesquisadas, resultando em uma distorção da realidade das intenções de voto em Coronel Ezequiel. Conforme apontado pela ação, os dados indicam que a pesquisa foi direcionada, considerando o número de entrevistas realizadas e a distribuição populacional das áreas pesquisadas. Especificamente, foi destacado que em áreas com maior densidade populacional, o número de entrevistas foi significativamente menor.
Em sua decisão, a juíza ressaltou que, caso a liminar seja descumprida, haverá uma multa de R$53.000,00 (cinquenta e três mil reais).
A decisão do TRE-RN reflete a importância de garantir a integridade das pesquisas eleitorais, assegurando que elas representem fielmente a opinião pública sem vieses que possam influenciar indevidamente o processo eleitoral.
Confira na íntegra a decisão judicial clicando AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário