terça-feira, 14 de novembro de 2023

SÃO BENTO DO TRAIRI É CLASSIFICADA COMO NÍVEL CRÍTICO NO PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES 2023

 

O Prêmio Band Cidades Excelentes, acontece anualmente e tem como parâmetro o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila) que reúne dados públicos das 5.568 cidades brasileiras. Em constante evolução, a plataforma contempla 67 indicadores, distribuídos entre os seis pilares. Cada uma das 5.568 cidades brasileiras recebe uma nota, na escala de 0 a 100, conforme o desempenho nos indicadores monitorados pelo IGMA. O índice é geral ou segmentado por pilar. De acordo com a escala, quanto mais próximo de 100 for o índice da cidade, mais excelente; quanto mais próxima de 0, mais crítica é a situação.

São composto por seis pilares estruturais: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Por meio de um algoritmo próprio, o IGMA consolida, cruza e organiza os dados de fontes oficiais, públicas e primárias.

Junto com a metodologia Cidades Excelentes, criada pelo Instituto Aquila com o objetivo de potencializar a eficiência da gestão pública, o IGMA oferece um universo amplo, robusto e completo para apoiar a tomada de decisão, transformar a administração pública e oferecer serviços com mais qualidade para a população.

 

Dados de São Bento do Trairi/RN - Fonte: Site do IGMA

O que nos casou bastante preocupação, como mostra o quadro acima, foi a classificação da cidade de São Bento do Trairi, Interior do Rio Grande do Norte, após a verificação e conformidade dos eixos que mensuram o Prêmio Band Cidades Excelentes, ela atingiu apenas 39,77 pontos, dos 100 atingíveis. Ficando na categoria de NÍVEL CRITICO. Além da colocação nº 4.857 no ranking dos municípios do Brasil (5.568), amargou ainda a ultima colocação na região do Trairi. Salientamos ainda que nos Índices de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, apresentou sua pior performance, chegando 12,97 pontos, e sendo um dos piores municípios do Brasil nesse eixo, com a classificação 5522

Além de mostrar sua deficiência nos eixos de desenvolvimento socioeconômico e ordem Pública, atingindo 26,10 pontos, Educação ( 37,77) e saúde e Bem Estar 47 pontos. Esse cenário reflete um pouco da forma como a gestão atual vem imprimindo o seu cuidado e compromisso com os recursos públicos. Os quais precisam ser administrados e geridos com transparência e responsabilidade social. O povo precisa de cuidado e ter os serviços ofertados com qualidade. Mas como mostram os índices, nossa querida São Bento está distante dessa realidade. São Bento do Trairi, pede socorro!!!   

 

 


Um comentário: