Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi empossado presidente do Brasil na tarde deste domingo (1º). Com isso, Lula assume a presidência da República pela 3ª vez.
No discurso, Lula relembrou os mandatos anteriores e se comprometeu em promover políticas públicas que atendam as demandas da maioria dos brasileiros. Lamentou, ainda, o que considera como retrocessos em áreas, a exemplo de educação, saúde, cultura, ciência e tecnologia.
“Fazer novamente um Brasil de todos e para todos […]. Nenhuma nação se ergueu ou poderá se erguer sobre a miséria de seu povo. Os direitos e interesses da população, o fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional serão os pilares de nosso governo”, destacou.
Lula obteve 50,90% – 60,3 milhões de votos -, e Bolsonaro, com 49,10% – 58,2 milhões de votos. Desde 1989, essa é a menor diferença obtida na disputa presidencial. O petista também se o presidente eleito mais votado da história.
Lula tem 77 anos e é o segundo ex-presidente a voltar ao cargo, antes apenas Getúlio Vargas tinha conseguido esse feito. Ele já governou por dois mandatos, entre 2003 e 2010. O presidente já foi torneiro mecânico, líder sindical e membro fundador do do Partido dos Trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário