Boa Ventura/PB |
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) definiu que a eleição suplementar para o cargo de vereador no município de Boa Ventura, Vale do Piancó, será realizada no dia 07 de maio.
O calendário eleitoral aprovado, por unanimidade, define que as convenções para a escolha dos candidatos podem ser realizadas de 22 de fevereiro a 10 de março de 2023. Já o registro das candidaturas vai até as 19h do dia 20 de março. Para participar das eleições é necessário que o pretenso candidato tenha tido a filiação deferida e requerido inscrição eleitoral ou transferência de domicílio para Boa Ventura até o dia 07 de novembro, seis meses antes do pleito.
SOBRE O CRIME ELEITORAL
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba cassou no última de 28 julho de 2022, os mandatos dos vereadores do Republicanos do município de Boa Ventura.
Os vereadores que tiveram mandatos cassados foram alvos de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), acusados de abuso de poder com candidaturas fictícias e fraude à cota de gênero, além de votação pífia, prestação de contas zerada e não distribuição de material de propaganda de campanha.
A denúncia apontava que o Republicanos, de fato, registrou a chapa com a proporção de mulheres concorrendo na eleição. Mas, durante a campanha, as candidatas Lenilda Lopes da Silva, conhecida como Tia Nega, e Josefa Pereira Andrade, conhecida como Ozelia, não teriam feito campanha nem buscado votos dos eleitores. Ozelia teve um voto e Tia Nega somou apenas seis votos, mesmo sendo irmã da prefeita.
O TRE-PB julgou então procedente, por maioria de votos, reconhecendo a prática de abuso de poder, determinando a cassação dos registros e dos diplomas de todos os candidatos proporcionais vinculados ao Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do Partido Republicanos do município de Boa Ventura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário