Foto: Rua Theodorico Bezerra |
A Cosern (Companhia Energética do Rio Grande do Norte), cortou o fornecimento de energia elétrica de alguns prédios da prefeitura de São Bento do Trairi/RN, provavelmente por falta de pagamentos.
No início da tarde, internautas compartilhavam mensagens nas redes sociais relatando o ocorrido. O corte de fornecimento de energia ocorreu por volta das 12H45 desta segunda.
Creche Municipal, Mercado Público, Ginásio de Esportes, foram alguns dos prédios que tiveram seu fornecimento cortado.
Não é a primeira vez que isso acontece na Gestão Atual, o que soa como irresponsabilidade por parte do órgão competente. A Prefeitura de São Bento do Trairí ainda não se manifestou sobre o assunto.
Prazo para o corte de energia:
Uma das diretrizes da Aneel é que os consumidores devem ser avisados sobre a falta de pagamento de uma conta com uma antecedência mínima de 15 dias antes do corte. Portanto, esse é o prazo mínimo para cortar a energia.
Caso a empresa não mande o aviso, a interrupção do serviço será indevida e a concessionária pode ser obrigada a pagar uma indenização ao consumidor, mesmo que a conta não tenha sido paga.
Além disso, o corte só pode ser feito em um prazo máximo de 90 dias após o vencimento da conta de luz. Caso o prazo seja ultrapassado, a companhia elétrica não poderá mais realizar o corte. Se isso acontecer, o débito só poderá ser cobrado na Justiça ou via administrativa.
De forma geral, o aviso prévio em relação ao corte de energia é feito na própria conta de luz. Por isso, é recomendado ler a conta com atenção para verificar se existe algum aviso de interrupção do fornecimento de energia.
Fonte: Blog Trairi Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário