Gari em São Bento do Trairi trabalha sem o uso de EPIs |
O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil.
Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.
No Brasil os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, pois é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita. É muito importante cada indivíduo fazer a sua parte e não jogar lixo nas ruas.
Muitas das vezes é humilhante o tratamento de gestores de algumas cidades do Brasil para com os profissionais da limpeza.
Na cidade de São Bento do Trairi, interior do RN, mesmo com um número baixo de servidores na área da limpeza, a Prefeitura não tem fornecido fardamento novo nem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a categoria.
Um funcionário relatou que usa roupa comum para o trabalho, e que não têm direito a protetor solar, nem máscaras, botas, chapéus e óculos de proteção, entre outros materiais essenciais e que muitas das vezes compra alguns materiais com o seu próprio salário.
A falta de compromisso é tão grande da gestão municipal com a categoria, que até o carrinho e a pá para o recolhimento o lixo é improvisado, sendo um saco de nylon e uma parte de um recipiente de água sanitária são usados como equipamento para a limpeza, que pode ser conferido nas fotos.
A omissão da Câmara de vereadores fazem com que a gestão do município trate a categoria dessa forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário