A falta de articulação do grupo oposicionista ao governo Fátima Bezerra-PT, tem levado uma situação favorável para atual governadora que é pré-candidata a reeleição ao governo estado, e pelo o que se tem visto nos bastidores é que Fátima não terá candidato a altura para a disputa, aja visto, que nomes importantes na política do estado já foram mencionados, mas por uma articulação tardia e alguns por medo de perderem vantagens no Legislativos, por se acharem que terem cadeira garantida na eleição, não conseguiram decolar nas pesquisas até então já realizadas.
O Blog fez uma análise dos nomes que foram mencionados, mas que até o momento não tiveram êxito.
O deputado federal Benes Leocádio, foi o primeiro a ser anunciado, mas acabou desistindo por não ter aceitação popular de acordo com as pesquisas.
O deputado estadual Tomba Farias-PSDB, também surgiu como o nome da oposição, mas não levou o projeto adiante. Tomba chegou a dizer, em outro momento, que estaria à disposição para não permitir que a governadora Fátima Bezerra se reelegesse num “WO”, sem adversário. Mas, mais uma vez o projeto não decolou. Tomba tem uma reeleição garantida segundo mostra as pesquisas e talvez esse foi o motivo por não levar o projeto a diante e correr o risco de ficar fora da política do estado caso perdesse a disputa para o governo.
Outro nome a ser lembrado foi do atual prefeito de Natal, Álvaro Dias, mesmo fazendo uma boa gestão na capital, acredita-se que o prefeito preferiu não correr o risco de ficar sem o mandato para concorrer a disputa do estado.
O deputado estadual Ezequiel Ferreira-PSDB, atual presidente da Assembleia, mesmo sendo aliado da governadora, foi mais um nome a ser ventilado para ser o cabeça da oposição e concorrer a disputa ao Governo. Ezequiel mesmo sem declarar nada na imprensa sobre o assunto, mas nos bastidores o que se via era o nome sendo trabalhado por algumas lideranças do estado, inclusive sendo articulado com deputado federal Walter Alves-MDB para compor a possível chapa. Depois de todo esse rebuliço, Walter Alves é confirmado na chapa da governadora Fátima Bezerra para disputar a eleição, declaração feita pela a Senadora Simone Tebet que é pré-candidata do MDB a Presidência da República, e com isso mais uma vez as articulação da oposição não surtiu efeito.
Ezequiel, assim como o deputado Tomba Farias, é mais um que segundo as pesquisas tem cadeira garantida na Assembleia de 2023, então deve ser esse motivo por não ter se empolgado no projeto.
A deputada federal Carla Dickson, foi o nome seguinte, Mas o fato do marido, deputado estadual Albert Dickson estar incluído no grupo da governadora Fátima como aliado, não animou a oposição levar a diante o projeto com a parlamentar evangélica.
Sem efeito algum nos nomes até então mencionados, a oposição ventilou o nome do Ex-senador José Agripino que andava esquecido pelos partidos da oposição.
Em uma entrevista na imprensa com relação a esse assunto, Agripino disse ser “arrogante” a posição da oposição em relação a ele. Ser chamado como “o melhor nome” aos 45 minuto do segundo tempo foi de dar vergonha, mostrando a falta de interesse de concorrer a eleição.
Mesmo com toda desarticulação, a oposição ainda sondou o nome do Ex-deputado federal Felipe Maia, filho de Agripino, que também tem demonstrado a não querer mais negócio com a política.
Por último agora mais recente foi sondado o nome do Ex-vice-governador Fábio Dantas do solidariedade, partido este que já tem um pré-candidato ao governo que é Brenno Queiroga, que já vem percorrendo o estado fazendo a pré-campanha pelo partido e não como oposição.
São articulações desencontradas da oposição do nosso estado, aja visto, que o solidariedade nacional, através do presidente Paulinho da Força, está ligado com PT de Lula que apoia a governadora Fátima.
Por outro lado o prefeito Álvaro Dias, que é oposicionista ao governo, afirmou que, com Fábio candidato, está fora do palanque. Não fica “de jeito nenhum”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário