segunda-feira, 24 de junho de 2024

CONHEÇA A HISTÓRIA DA FOGUEIRA DE SÃO JOÃO


A festa de São João é uma das mais aguardadas do ano e se caracteriza pela valorização de tradições brasileiras, elementos históricos e religiosos. Esperamos com tanta ansiedade essas festas que pode ser que alguns elementos passem despercebidos.

As festas de São João, além de comidas típicas e muita dança, costumam ter uma fogueira. Esse símbolo está fundamentado na história do nascimento de São João Batista. Santa Isabel, mãe de São João, teria acendido uma fogueira como uma forma de anunciar o nascimento de seu filho para Maria, a mãe de Jesus.

Nossa Senhora e Santa Isabel eram muito amigas e a última prometeu que acenderia uma grande fogueira quando o filho nascesse para que Maria soubesse do ocorrido mesmo à distância.

Cumprindo sua promessa, Santa Isabel acendeu a fogueira no dia em que seu filho nasceu e logo recebeu a visita de Maria. São João Batista se tornaria um dos principais santos da Igreja Católica.


A tradição de acender uma fogueira na passagem do dia 23 para o dia 24 de junho foi trazida para o Brasil pelos jesuítas. Com o passar do tempo, essa tradição foi sendo associada a outras tradições populares, como o forrobodó africano, que é um tipo de dança de arrasta-pé.

No decorrer do tempo, se desenvolveu uma série de tradições e simpatias realizadas em volta da fogueira de São João. Existem várias simpatias que têm foco na adivinhação, especialmente no tocante a um possível casamento. Acredita-se que saltar as brasas da fogueira estabelece um tipo de apadrinhamento.

Uma das simpatias mais populares é aquela em que a pessoa deve passear sem sapatos sobre as brasas da fogueira com uma faca virgem. Em seguida, a faca deverá ser cravada em uma bananeira. No dia seguinte, é necessário observar os desenhos que as nódoas do caule produziram a pessoa conhecerá as iniciais do seu pretendente.

Essas simpatias guardam relação com os rituais pagãos dos quais as festas juninas se originaram. Lembrando que pular a fogueira não é recomendado por ser bastante perigoso. O ideal é curtir a diversão da festa, quem sabe em uma dança de quadrilha você conhece o tão sonhado pretendente?!

Veja no vídeo uma fogueira de São João:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário