segunda-feira, 18 de julho de 2022

POLÍTICA: PESQUISA OU LEVANTAMENTO DE INTENÇÕES DE VOTO FOI REALIZADO NESTE DOMINGO (17) EM SÃO BENTO DO TRAIRI/RN


Com a aproximação das eleições estaduais e federal, frequentemente os município de todo Brasil recebe equipes ou institutos de pesquisas para fazerem levantamento eleitoral sobre intenções de voto da população.

Neste domingo, 17 de julho, os moradores de São Bento do Trairi amanheceram o dia recebendo visita de uma equipe com questionário de perguntas referente à política, onde era perguntado a intenção de voto para deputados estaduais e federais, senado, governador, Presidente da república, vereador destaque do município, e prefeito já para pleito de 2024.

Sobre a intenção de votos para prefeito, foram citados os seguintes nomes: Ex-vereadores Josa de Maura e Jonas do sindicato, os atuais vereadores Vanderley Silva e Edinho de Nininha, e o secretário de administração Rafael Matias.

Não se sabe que encomendou, mas acredita-se que é apenas um levantamento interno para se ter noção do cenário político de São Bento do Trairi.

OBSERVAÇÃO DO BLOG

Lembrando que uma pesquisa encomendada, ela é feita para escutar a população das localidades e ela pode ser registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ou não, e não sendo registrada, ela apenas informa os dados para a pessoa que encomendou sem poder divulgá-la, já ela sendo registrada irá ter um número do registro no órgão eleitoral e pode ser divulgada sem nenhum problema. 

Também existe uma prática antiga e rotineira que é famoso levantamento, onde o político interessado contrata uma equipe que vai nas residência e que muitas das vezes sem identificação de nenhum instituto querendo apenas saber as intenções de voto, que é para o político que encomendou poder agir diante da opinião de uma determinada família, caso o voto seja contrário. 

Então o Blog orienta que as pessoas quando receberem esse tipo de visitas, peçam a identificação do órgão que está fazendo esse trabalho, até porque existem muitas pessoas que se aproveitam desse período eleitoral para aplicar golpes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário