A Unesco reconheceu esta semana a importância geológica de duas áreas no Brasil: o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e o Seridó no Rio Grande do Norte.
As área passam a fazer parte do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da Unesco, e entrou na lista de 177 geoparques mundiais em 46 países.
O Cânion dos Apertados, na zona rural de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, é apenas um dos 21 geossítios que formam o Geoparque do Seridó. Além das paisagens e do turismo desenvolvido de forma sustentável, são as formações rochosas que atraem turistas e pesquisadores de várias áreas, principalmente de geologia.
O Geoparque Seridó tem uma área de 2.800 quilômetros quadrados que abrange seis municípios com recursos naturais e construções humanas importantes, como o Açude Gargalheiras, em Acari, e a nascente do Rio Potengi, em Cerro Corá.
E tem ainda a importância da mineração. Desde a exploração da scheelita, usada para fabricar armas durante a Segunda Guerra, até a extração uma das pedras mais valiosa do mundo: a Turmalina Paraíba.
Atrações que fazem do Rio Grande do Norte um potencial turístico além do sol e mar, e que representam oportunidade de emprego e renda em pleno Sertão.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário